Geração de energia elétrica pdf

0

Origem: Geração de energia elétrica pdf, a enciclopédia livre. Conteúdo sem fontes poderá ser removido. A geração de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não renováveis, mas no futuro, serão substituídas inevitavelmente.


No Brasil o consumo per capita vem crescendo. O consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um país como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios.

O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos. As fontes de energia no mundo estão definidas da seguinte forma.

Oriente Médio, devido a instabilidade política da região ocorrem crises de produção e distribuição causando grandes distúrbios no mercado com aumentos de preços e mudança de ramo de consumo. Historicamente o governo tem investido em fontes de energia como o álcool com o pró-álcool iniciada em 1975 para produção de álcool derivado da cana-de-açúcar em larga escala. Há também investimentos em biodiesel, extraído por exemplo da mamona, fornecendo uma nova fonte de renda para seus produtores. A crise do chamado Apagão aconteceu durante o governo Fernando Henrique Cardoso entre 2001 e 2002 devido a falta de chuva e o baixo nível das águas nos reservatórios das hidrelétricas.

Bandeira vermelha para nós, energívoros». Artigos que carecem de fontes desde dezembro de 2010!

Artigos que carecem de notas de rodapé desde Maio de 2010! Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008!

03h12min de 11 de junho de 2017. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons – Atribuição – Compartilha Igual 3.

Para mais detalhes, consulte as condições de uso. Esta atividade foi realizada sob orientação da Prof. 8 MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA: POR QUE DIVERSIFICÁ-LA? Utilizando-a como fonte energética é possível realizar uma ampla variedade de trabalho, que vão desde a aplicação para alimentação de máquinas, até o abastecimento de residências.

Possibilitando, assim, a execução de um conjunto de tarefas presente no cotidiano, ou em meio industrial. Devido ao imenso crescimento das demandas por energia elétrica em todo o mundo, surgiu a preocupação com a diversificação dos métodos de obtenção dessa energia. Naquele período, a energia era proveniente de processos deveras agressivos à natureza, como as usinas termelétricas.

Tendo em vista a recorrente preocupação com a preservação das riquezas naturais do planeta, bem como a garantia da continuação da obtenção desse tipo de energia, surgiu dentro desse contexto, as fontes de energia alternativa. O objetivo desse trabalho é efetuar um estudo analítico e descritivo acerca das principais fontes de energias renováveis e não renováveis da atualidade.

Pretende-se apresentar o princípio de funcionamento das energias provenientes de usinas termelétricas, hidrelétricas, eólica, de energia solar, maremotriz, e nuclear, apontando os prós e contras da utilização de cada uma dessas fontes energéticas. A fim de possibilitar tal análise, bem como a abordagem do tema proposto, utilizou-se como principal metodologia a revisão bibliográfica, a qual foi realizada utilizando artigos científicos, websites, relatórios e atlas acerca do balanço energético brasileiro e mundial.

Share.

About Author